O que são Metodologias Ágeis e por quê elas são importantes para o seu projeto?
Metodologias Ágeis são um conjunto de práticas de desenvolvimento de software que ajudam a entregar um projeto com maior rapidez, com controle de qualidade e com interações frequentes com o cliente. Como a metodologia prevê inspeções e adaptações frequentes, isso influencia na capacidade da equipe de lidar com imprevistos e fazer alterações antes que o projeto seja concluído.
Grande parte dos projetos de software sofre com problemas graves de desenvolvimento, ou muitas vezes nem são finalizados devido à falta de uma metodologia que possa controlar os aspectos problemáticos do projeto.
Grande parte dos projetos de software sofre com problemas graves de desenvolvimento, ou muitas vezes nem são finalizados devido à falta de uma metodologia que possa controlar os aspectos problemáticos do projeto.
Com uma metodologia simples, como, por exemplo, o Scrum ou o Kanban, esses projetos teriam suas falhas identificadas rapidamente e o processo seguiria seu fluxo normal até a conclusão do projeto, com o cliente avaliando cada ciclo de desenvolvimento e adaptando o projeto em cada iteração, entregando a cada ciclo uma funcionalidade que agregaria valor ao projeto.
Mas o que é afinal, e qual a diferença do modelo tradicional?
Os métodos ágeis se diferem da gestão convencional de projetos, como o “Waterfall” na medida em que trabalham com pequenas unidades de desenvolvimento que são constantemente avaliadas pelos “stakeholders” e podem ser corrigidas ou alteradas rapidamente. Ao passo que nos chamados métodos clássicos, ou pesados, uma vez que o projeto seja planejado e iniciado, é como um trem em movimento: o esforço necessário para parar o processo ou alterar seu curso é demasiado grande e muitas vezes não é possível pará-lo antes de chegar ao destino, quando já pode ser tarde demais para que uma alteração seja factível.
Além disso, as metodologias ágeis estimulam alguns pontos chave para uma equipe de desenvolvimento, entre eles:
- Comunicação recorrente e frequente
- Auto-organização da equipe
- Foco de atenção no cliente
- Pequenas entregas de valor que são validadas rapidamente com o usuário final
- Melhoria contínua do processo através de retrospectivas ou o “Kaizen”
As metodologias ágeis foram preconizadas por um time de notáveis desenvolvedores que se reuniram em 2001 para discutir sobre suas dificuldades com as metodologias tradicionais de desenvolvimento. Através dessa reunião, elaboraram o Manifesto Ágil, que com seus 12 princípios e 4 valores mudaram completamente a maneira como software é desenvolvido desde então.
Os 4 valores são:
- Indivíduos e interações, mais que ferramentas e processos;
- Software funcionando, mais do que documentação;
- Colaboração com o cliente, mais que negociação de contratos;
- Respostas às mudanças, mais que cumprir fielmente um plano.
Qual a importância das metodologias ágeis?
As metodologias ágeis já se tornaram uma necessidade estratégica, tendo em vista que a qualidade na entrega de um projeto é garantida. Com elas existe uma aplicação mais consistente das práticas ideais pois a realização de testes para cada funcionalidade é frequente o que faz que qualquer problema seja identificado com antecedência e faz com que o projeto possa ser entregue no prazo estabelecido e com todas as especificações que o cliente solicitou.
Entregas mais rápidas
O cliente acompanha o desenvolvimento em um software real, com as funcionalidades que ele solicitou em cada etapa do projeto, com interações constantes com os desenvolvedores. Desse modo é possível entregar um projeto sólido, com qualidade e em pouco tempo.
Melhor qualidade
Como as interações são constantes durante o desenvolvimento do software, e o cliente testa e valida o software constantemente, só é possível concluirmos que o software estará sempre de acordo com o que foi idealizado. Através desses processos, a versão final do produto será mais segura, sólida e atendendo especificamente os requisitos do cliente.
Equipe mais independente e produtiva
As Metodologias Ágeis não são apenas boas para o cliente, economizando e realizando uma entrega mais rápida. Um outro aspecto positivo consequente do uso dessas metodologias é uma maior produtividade e satisfação da equipe de desenvolvimento. Pois não é necessário se preocupar com questões burocráticas como extensas e complicadas documentações (a metodologia prevê a auto-documentação do código através de boas práticas de desenvolvimento), contratos e um processo rígido que atrapalhe uma resposta rápida da equipe.
Sendo assim, a equipe se torna mais independente para se organizar e solucionar os problemas à medida que eles surgem.
Iteratividade
A iteratividade se resume à entregas incrementais, que ocorrem em curtos espaços de tempo (sprints). Na metodologia tradicional, em cascata, o comum é que os resultados são entregues apenas no final do processo de desenvolvimento.
Na metodologia ágil, o trabalho é dividido em diferentes frentes e equipes, que entregam cada etapa do software ao final do ciclo de desenvolvimento (geralmente entre 1 e 2 semanas) e cada ciclo influencia o ciclo seguinte, entregando pequenas unidades de desenvolvimento utilizáveis que vão agregando valor ao produto final. Além disso o cliente acompanha todo o processo e não analisa somente o produto final.
Flexibilidade
Comumente são encontrados problemas durante o desenvolvimento ou mesmo uma mudança de planos. Nos métodos tradicionais essas questões devem ser ignoradas em prol de seguir o plano original, e é nesse ponto chave que as metodologias ágeis se destacam.
Como as unidades de desenvolvimento são pequenas, problemas encontrados no ciclo anterior podem ser tratados como prioridade no próximo ciclo de desenvolvimento, ou mesmo uma mudança de planos por parte do cliente pode alterar as prioridades de desenvolvimento. É muito simples e rápido alterar o escopo ou a direção do projeto.
Transparência
Como a comunicação é constante, a transparência é um resultado esperado. O cliente está sempre ciente do andamento do projeto, dos problemas encontrados, das prioridades, do tempo de execução, o que torna o projeto fácil de ser gerenciado e os prazos fáceis de se prever e cumprir.
As Metodologias Ágeis são uma ferramenta que ajuda enormemente na gestão de um projeto e os ganhos com seu uso são incontáveis. Esses foram apenas alguns pontos principais que ajudam a entender por que elas são tão difundidas e adotadas atualmente.
Na Codefrog seu projeto será sempre desenvolvido utilizando estas metodologias e o produto final sempre estará de acordo com seu planejamento, além de poder acompanhar seu desenvolvimento em tempo real e sugerir as mudanças necessárias, você poderá utilizar seu software o mais rapidamente possível, pois entregaremos o produto mínimo viável da sua aplicação e faremos entregas constantes de novas funcionalidades de acordo com a sua demanda, agregando valor a ele.
Além disso com a entrega de um produto mínimo viável, cada nova adição ao seu projeto pode ser avaliada imediatamente pelo seu público, e assim você poderá mudar o escopo da sua aplicação de acordo com a necessidade.
Gostou? Entre em contato com a gente e agendaremos uma conversa para entendermos o seu problema e apresentar uma solução.



